terça-feira, 25 de maio de 2010

Mundo em um vaso



Eu adoro fotografar plantas. Veja a foto acima. O que lhe parece? Uma floresta tropical? O mundo encantado dos gnomos, com casinha de cogumelo e tudo? Pode ser, mas tudo isso está dentro de uma vaso de uma planta carnívora do gênero Nepenthes, que comprei há alguns dias.
O mundo micro, que quase sempre passa despercebido aos nossos olhos, pode ser encantador e surpreendente. Repare na diversidade de espécies contida neste pequeno espaço. Fantástico. Comprei uma planta e ganhei um montão delas.

Veja o fungo (cogumelo) mais de perto:

Veja a planta principal:

Agora veja o tamanho do pequeno cogumelo que cresceu no vaso:

Repare que eu coloquei uma moeda de 5 centavos, que é bem pequena, ao lado do cogumelo, para ter uma ideia da proporção. Isso mesmo! Este aí é o cogumelo que aparece na segunda foto.

Quando eu estou fotografando, normalmente o que mais me chama a atenção é o que ninguém mais vê. Dependendo da perspectiva com que se olha determinada coisa, ela pode ser insignificante ou ser repleta de detalhes. Cabe a cada um decidir como olhar.

Abraços,
Sil.

5 comentários:

  1. tão delicados...realmente parece uma minifloresta

    Hermes Roberto
    Santa Maria-RS

    ResponderExcluir
  2. Sil,
    Está claríssimo.
    Os elementais vegetais estão estabelecendo contato com Vc. Donos da terra, aproximam-se daqueles que apreciam e respeitam a natureza.
    Boa sorte. Vc acaba de ganhar amigos fiéis. O invisível existe.
    Magali

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e é fascinante observar a riqueza de expressões que a vida oferece de tal modo que tomei a liberdade de copiar uma foto que comporá no meu blog valorizando o texto tomei o devido cuidado com os créditos obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo. E o comparativo com a moeda ficou´fácil de visualizar a "minicogumelo"

    ResponderExcluir
  5. Já tive umas microflorestas como esta. Também me fascinam, desde a menor até as gigantes, e também de fotografá-las... Parabéns pelo blog e site

    ResponderExcluir