segunda-feira, 20 de abril de 2009

O maior felino do mundo

Animais simplesmente majestosos. São orgulhosos, altivos, predadores perigosos. Mas são também criaturas que provocam na gente a vontade de pegá-los no colo e fazer cafuné na sua barriga. Será? Sim, pelo menos para os apaixonados por felinos, como eu.
O bichinho da foto é um tigre siberiano, mamífero da família Filidae, da espécie Panthera tigris, subespécie altaica. Ele mora num bonito espaço no jardim zoológico de São Paulo (local este que que recomendo visitar). Eu tirei a foto em 30.11.2008.
Os tigres siberianos são os maiores felinos do mundo. As fêmas pesam de 100 a 167 Kg e os machos, 180 a 360 Kg. Já imaginou um gatinho de 360 Kg? É muito grande.
Infelizmente estão ameaçados de extinção.
Até o começo do século XX os tigres-siberianos viviam espalhados pela Manchúria (região nordeste da China), sudeste da Sibéria, Coréia e nordeste da Mongólia.
Atualmente se encontram restritos à região dos montes Sikhote Alin, no sudeste da Sibéria, perto das fronteiras com a China e a Coréia do Norte.
Os tigres siberianos tem um pelagem mais grossa que os tigres comuns, devido ao clima frio do lugar onde vivem, onde os invernos são rigorosos e com neve. Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e coníferas, e suas presas são alces, javalis, renas e cervos.
Adoraria ver um deles em seu habitat natural, andando majestosamente sobre a neve. E mais ainda, vê-los livres da ameaça de extinção.

Um comentário:

  1. Eu acho os Tigres lindo e é todas as especies o tigre de bengala,o siberiana,o tigre de sumatra etc.O Rei dos animais é O tigre é extremamente lindo e muito muito grande ele tem 3 metros de comprimento e 360kl ou mais e as femeas tem 2M e pesam de 160 a 210kl,dependendo da especie de tigre!!.AMO TIGRES SAO LINDOS.

    ResponderExcluir